quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A LITERATURA INFANTIL

                                                                                                 

CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROINFO – SEED/MEC – SEE-MG – NTE/SRE/PN
DATA: _07___/___11_/_2011_____

Unidade: Unidade 5 – Atividade-2  

Literatura infantil

A Literatura Infantil Afinal, o que é Literatura Infantil?A designação infantil faz com que esta modalidade literária seja considerada "menor" por alguns, infelizmente.Principalmente os educadores vivenciam de perto a evolução do maravilhoso ser que é a criança. O contato com textos recheados de encantamento faz-nos perceber quão importante e cheia de responsabilidade é toda forma de literatura.A palavra literatura é intransitiva e, independente do adjetivo que receba, é arte e deleite. Sendo assim, o termo infantil associado à literatura não significa que ela tenha sido feita necessariamente para crianças. Na verdade, a literatura infantil acaba sendo aquela que corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e que se identifique com ele.
A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura. Este tipo de texto deve ser produzido pela criança que há em cada um de nós. Assim o poder de cativar esse público tão exigente e importante aparece.
O grande segredo é trabalhar o imaginário e a fantasia. E como foi que tudo começou?

]Origens da Literatura Infantil

O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Não há povo que não se orgulhe de suas histórias, tradições e lendas, pois são a expressão de sua cultura e devem ser preservadas. Concentra-se aqui a íntima relação entre a literatura e a oralidade.
A célula máter da Literatura Infantil, hoje conhecida como "clássica", encontra-se na Novelística Popular Medieval que tem suas origens na Índia. Descobriu-se que, desde essa época, a palavra impôs-se ao homem como algo mágico, como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaçar, construir ou destruir. São também de caráter mágico ou fantasioso as narrativas conhecidas hoje como literatura primordial. Nela foi descoberto o fundo fabuloso das narrativas orientais, que se forjaram durante séculos a.C., e se difundiram por todo o mundo, através da tradição oral.
A Literatura Infantil constitui-se como gênero durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico.
O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo "status" concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola. Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converterem em instrumento dela.
É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.


Comentário:O objetivo  da literatura infantil é trabalhar com a realidade da criança, das suas emoções,do seu cotidiano ,suas limitações,experiências e com as  diferenças  que se apresentam para elas. Quando um leitor se identifica com a história lida, ele logo percebe que não é um ser único vivendo as dificuldades que enfrenta,encontrando assim motivação para vencê-las.
Uma  obra literária infantil á caracterizada com estímulos visuais,uma linguagem simples,despertando a imaginação  e desenvolvendo na criança os valores morais.


A wikipédia pode ser utilizada para enriquecer a prática pedagógica, tornando as aulas mais atrativas para o aluno? De que forma?

Sim, A WIKIPÉDIA  enriquece  projetos,auxilia a desenvolver uma aula com dinamismo  sendo ela,    uma extensa fonte de  pesquisa onde o aluno tem acesso á várias informações com  mais   prontidão e eficácia .

De um a forma consciente e didática, tendo que o pesquisador ser leitor do seu trabalho fazendo um resumo da sua pesquisa e pronto a responder sobre  ela.





Maria Auxiliadora Lana de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse Blog é todo seu! Use-o! Seja bem vindo!