domingo, 6 de novembro de 2011

A FINALIDADE DO BLOG NA EDUCAÇÃO.

  
Unidade : 3   Atividade :2

A finalidade do Blog na educação é  interagir o educador com o educando e ambos, com o mundo, com uma  dinâmica  associada como fonte de pesquisa.
“A mente que se abre para uma nova idéia, jamais se volta ao normal” 
( Alberte Einsteim).
Num blog educativo, encontram-se várias fontes de pesquisas, é um ambiente colaborativo e pode contribuir  para formação de  projetos educacionais.
Ele é canal de incentivo. Age como um agente interativo, conduzindo os alunos ao um ambiente educativo, esclarecendo e informando,inteirando os alunos dos acontecimentos do mundo nele anexados, como também, os fatos mais  importantes ocorridos na sua comunidade  escolar. O aluno interage no ambiente virtual, vence dificuldades e aprimora seus conhecimentos, e desperta a curiosidade, levando-o a desenvolver o raciocínio, e formando nele  um  senso crítico como leitor.
Percebo que, se estivermos prontos para lançarmos uma aula onde o objetivo fosse, ”navegar num blog”,creio que seria de muita  riqueza. Um blog “educativo” é uma fonte de pesquisa enriquece,desperta a curiosidade do educando,é uma forma dinâmica de desenvolver uma aula com objetividade.
O nosso tempo no laboratório de informática é de 40 minutos, creio  que dá pra executar uma aula excelente.
Mas, á vezes deparamos com uma  certa dificuldade do funcionamento  dos  TICs.
Geralmente, na aula de informática, os alunos usam o editor de texto,  e jogos educativos. È feito um cronograma para essa divisão do dia e hora e turma.  


A professora regente, juntamente com um suporte (a bibliotecária),desenvolve, instrui  seus alunos como  editar textos e como acessar os jogos pedagógicos.
Algo de sumo importância que percebo, é que a maior parte  dos alunos, não têm acesso a um computador, e para esses, é algo muito  importante  levá-los ao laboratório e vê-los interagindo e  o quanto eles se sentem desafiados, diante dessa tecnologia, vencendo  os obstáculos,e até mesmo,adquirindo conhecimento do manuseio dos  TCs.

Educador informatizado, é preparado para vencer desafios, e alcançar resultados que  serão distribuídos com o educando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse Blog é todo seu! Use-o! Seja bem vindo!