quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PARA MEDITAR!


"Na educação se planta sabedoria e colhe
conhecimento com entendimento"!

              (Mª A.Lana Oliveira_


"Há três métodos para  ganhar sabedoria:primeiro por reflexão que é o mais nobre,segundo por imitação que é o mais fácil e  terceiro,por experiência,que é o mais amargo"

       (Contúcio)




terça-feira, 15 de novembro de 2011

Projeto Leitura no pátio. "LENDO E APRENDENDO".

Como incentivar o gosto pela leitura?

Associar o momento de leitura com o momento de prazer é uma maneira de formar uma relação positiva com os livros. Despertar  na criança o hábito de ler, é um desafio para o educador.O prazer pela leitura, é um ato de amor e sabedoria o qual  acompanhará o  leitor para o resto de sua vida. È assim que se forma futuros leitores.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A LITERATURA INFANTIL

                                                                                                 

CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROINFO – SEED/MEC – SEE-MG – NTE/SRE/PN
DATA: _07___/___11_/_2011_____

Unidade: Unidade 5 – Atividade-2  

Literatura infantil

A Literatura Infantil Afinal, o que é Literatura Infantil?A designação infantil faz com que esta modalidade literária seja considerada "menor" por alguns, infelizmente.Principalmente os educadores vivenciam de perto a evolução do maravilhoso ser que é a criança. O contato com textos recheados de encantamento faz-nos perceber quão importante e cheia de responsabilidade é toda forma de literatura.A palavra literatura é intransitiva e, independente do adjetivo que receba, é arte e deleite. Sendo assim, o termo infantil associado à literatura não significa que ela tenha sido feita necessariamente para crianças. Na verdade, a literatura infantil acaba sendo aquela que corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e que se identifique com ele.
A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura. Este tipo de texto deve ser produzido pela criança que há em cada um de nós. Assim o poder de cativar esse público tão exigente e importante aparece.
O grande segredo é trabalhar o imaginário e a fantasia. E como foi que tudo começou?

]Origens da Literatura Infantil

O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Não há povo que não se orgulhe de suas histórias, tradições e lendas, pois são a expressão de sua cultura e devem ser preservadas. Concentra-se aqui a íntima relação entre a literatura e a oralidade.
A célula máter da Literatura Infantil, hoje conhecida como "clássica", encontra-se na Novelística Popular Medieval que tem suas origens na Índia. Descobriu-se que, desde essa época, a palavra impôs-se ao homem como algo mágico, como um poder misterioso, que tanto poderia proteger, como ameaçar, construir ou destruir. São também de caráter mágico ou fantasioso as narrativas conhecidas hoje como literatura primordial. Nela foi descoberto o fundo fabuloso das narrativas orientais, que se forjaram durante séculos a.C., e se difundiram por todo o mundo, através da tradição oral.
A Literatura Infantil constitui-se como gênero durante o século XVII, época em que as mudanças na estrutura da sociedade desencadearam repercussões no âmbito artístico.
O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo "status" concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola. Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converterem em instrumento dela.
É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.


Comentário:O objetivo  da literatura infantil é trabalhar com a realidade da criança, das suas emoções,do seu cotidiano ,suas limitações,experiências e com as  diferenças  que se apresentam para elas. Quando um leitor se identifica com a história lida, ele logo percebe que não é um ser único vivendo as dificuldades que enfrenta,encontrando assim motivação para vencê-las.
Uma  obra literária infantil á caracterizada com estímulos visuais,uma linguagem simples,despertando a imaginação  e desenvolvendo na criança os valores morais.


A wikipédia pode ser utilizada para enriquecer a prática pedagógica, tornando as aulas mais atrativas para o aluno? De que forma?

Sim, A WIKIPÉDIA  enriquece  projetos,auxilia a desenvolver uma aula com dinamismo  sendo ela,    uma extensa fonte de  pesquisa onde o aluno tem acesso á várias informações com  mais   prontidão e eficácia .

De um a forma consciente e didática, tendo que o pesquisador ser leitor do seu trabalho fazendo um resumo da sua pesquisa e pronto a responder sobre  ela.





Maria Auxiliadora Lana de Oliveira

quarta-feira, 9 de novembro de 2011


OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA CORONEL CANTÍDIO DRUMOND SE CONFRATERNIZANDO,NUM MOMENTO MUITO DESCONTRAÍDO,EM HOMENAGEM AOS DIAS DOS PROFESSORES. 



domingo, 6 de novembro de 2011

A FINALIDADE DO BLOG NA EDUCAÇÃO.

  
Unidade : 3   Atividade :2

A finalidade do Blog na educação é  interagir o educador com o educando e ambos, com o mundo, com uma  dinâmica  associada como fonte de pesquisa.
“A mente que se abre para uma nova idéia, jamais se volta ao normal” 
( Alberte Einsteim).
Num blog educativo, encontram-se várias fontes de pesquisas, é um ambiente colaborativo e pode contribuir  para formação de  projetos educacionais.
Ele é canal de incentivo. Age como um agente interativo, conduzindo os alunos ao um ambiente educativo, esclarecendo e informando,inteirando os alunos dos acontecimentos do mundo nele anexados, como também, os fatos mais  importantes ocorridos na sua comunidade  escolar. O aluno interage no ambiente virtual, vence dificuldades e aprimora seus conhecimentos, e desperta a curiosidade, levando-o a desenvolver o raciocínio, e formando nele  um  senso crítico como leitor.
Percebo que, se estivermos prontos para lançarmos uma aula onde o objetivo fosse, ”navegar num blog”,creio que seria de muita  riqueza. Um blog “educativo” é uma fonte de pesquisa enriquece,desperta a curiosidade do educando,é uma forma dinâmica de desenvolver uma aula com objetividade.
O nosso tempo no laboratório de informática é de 40 minutos, creio  que dá pra executar uma aula excelente.
Mas, á vezes deparamos com uma  certa dificuldade do funcionamento  dos  TICs.
Geralmente, na aula de informática, os alunos usam o editor de texto,  e jogos educativos. È feito um cronograma para essa divisão do dia e hora e turma.  


A professora regente, juntamente com um suporte (a bibliotecária),desenvolve, instrui  seus alunos como  editar textos e como acessar os jogos pedagógicos.
Algo de sumo importância que percebo, é que a maior parte  dos alunos, não têm acesso a um computador, e para esses, é algo muito  importante  levá-los ao laboratório e vê-los interagindo e  o quanto eles se sentem desafiados, diante dessa tecnologia, vencendo  os obstáculos,e até mesmo,adquirindo conhecimento do manuseio dos  TCs.

Educador informatizado, é preparado para vencer desafios, e alcançar resultados que  serão distribuídos com o educando.




sexta-feira, 4 de novembro de 2011

LIVROS ADQUIRIDO PELO GDP-2011 INCENTIVO Á LEITURA


 
 LENDO  E APRENDENDO" Projeto desenvolvido pelo grupo, agindo com ação  trazendo inovação ao  letramento,formando leitores críticos e desenvolvendo  a oralidade e o raciocínio . 
"A LEITURA DESPERTA UM UNIVERSO ESCONDIDO DENTRO DE CADA UM,MANIPULA  A CAPACIDADE LÚDICA E  FAZ TRANSCENDER UM MUNDO "DO FAZ DE CONTA",ONDE SE CRIA UMA REALIDADE ABSTRATA DE CONHECIMENTOS LEVANDO O LEITOR  AO CAMINHO DA  SABEDORIA".

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O PAPEL DO BLOG NA EDUCAÇÃO

O blog é uma ferramenta interdisciplinar. Pode ser usado como instrumento informativo, educativo de inteiração. È uma grande fonte de pesquisa ,é uma  ferramenta onde podemos ganhar e trocar experiências, interagindo com  outros profissionais.
Sendo um agente  integrante na educação, ele pode inteirar o educando com o seu educador de uma forma dinâmica e instrutiva,interagindo na área educacional como instrumento produtivo e renovador, onde se  pode  trocar experiências e conhecimentos.


"Não basta ser conhecedor mas,ser  transmissor de conhecimento"


                                         
                                            Maria Auxiliadora Lana de Oliveira.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O LABORATÓRIO DE INFORMATICA


A tecnologia está sempre presente na educação fazendo diferença,inserindo os alunos na  informatização,apresentando o mundo de uma forma inovadora ao educando.Educar com tecnologia pode nos tornar conhecedores e  ministradores de  informações e tornando-as algo significativo.


CAPACITANDO ALUNOS PARA  SER FUTUROS INTERNAUTAS.

NOSSOS VENCEDORES DO S..O.L.E.T.R.A.N.D.O.

Esses são os campeões do soletrando !


Com muita garra,esforço e alegria entendemos que o "Soletrando" faz diferença na vida e aprendizagem dos educando.
Parabéns Cantídio!
Parabéns aos profissionais envolvidos nesse projeto.